filmes

Assisti e recomendo: Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures)


Sabe aqueles filmes que envolvem história mas que não são chatos e precisamos MUITO assistir e dar valor? Estrelas Além do Tempo é este tipo de filme. Eu me apaixonei de um jeito por esse filme e pela história e mensagem que ele passa que vocês não fazem ideia. Claro, principalmente por ver mulheres negras super dotadas que tentam ganhar a voz dentro da sociedade!

A história do filme se passa em 1961, durante a Guerra Fria, onde os Estados Unidos está em uma competição acirrada com a União Soviética para ver quem chega primeiro na lua. E enquanto isso o EUA ainda está passando pela segregação de cidadãos negros e brancos, o que obviamente acontece dentro da NASA, já que as funcionárias negras têm um prédio só delas e os brancos só deles. E de mês em mês as negras que se destacam mais, ganham uma promoção!

Acontece que o EUA já está muito atrás da US e precisa urgente colocar o homem na lua e acabam contratando uma das gênios da ala negra, Katherine Johnson. A mulher é in-crí-vel! Super inteligente e sempre foi a número da sala por seu conhecimento avançadíssimo em matemática. Claro que ela enfrenta muitos problemas por conta da segregação e do fato de mulheres não terem seu devido espaço na sociedade, mas como ela sempre quis estar trabalhando ali na NASA ela luta pra continuar. Kath precisa ir até o prédio dos negros (800 metros de distância) para usar seu banheiro, pois no prédio em que está, não tem banheiro para pessoas de cor. E as pessoas acabam colocando uma jarra de café especialmente para ela, só para vocês ter uma noção do quão pior era o mundo alguns anos atrás. Mas  ela também se destaca ali na sua equipe, principalmente por ser a mais inteligente e ser uma das pessoas que ajudou a levar e trazer o homem do espaço em segurança.
Imagens: Google

Amiga de Katherine, Dorothy Vaughn é a supervisora e professora das mulheres negras e uma ótima mecânica. Porém sempre que ela pede uma promoção para a supervisora geral, é negada sua solicitação. Com a chegada da máquina da IBM, os americanos se encontram perdidos por não saber como mexer e Dorthy se arrisca (escondida) e acaba arrumando e fazendo a máquina funcionar, o que lhe causa reconhecimento dentro da NASA.

A terceira que se destaca é a Mary Jackson que é mega inteligente e tem o sonho de ser engenheira. Mas além de ser negra, ela é mulher e naquela época não exista mulheres engenheiras. Mary ganha uma promoção para trabalhar com os engenheiros e acaba querendo ir mais a fundo, se formar em engenharia e ganhar seu espaço. Porém, a única faculdade de engenharia do estado é apenas para brancos e ela precisa antes de tudo passar por um processo na Corte para conseguir uma vaga. No meio de tudo isso ela ainda sofre com o machismo do seu marido que acredita que ela estando na NASA já é muito, que ela não precisa ser engenheira porque mulheres não são.

Enfim, o filme é incrível por trazer essa realidade tão próxima da gente e mostrar que três mulheres maravilhosas e negras tiveram esse destaque na história em meio à tanta coisa ruim que estava acontecendo. Os relatos de machismo, segregação, racismo e da luta da mulher é maravilhoso (um pouco triste) e acredito que todos nós deveríamos ir assistir para ver o quanto negros e mulheres lutaram para estar onde estão, mas mesmo assim ainda sofrem com os resquícios que vieram junto daquele tempo.

E você, gostou do post e da dica? Já assistiu o filme ou quer assistir? Comente aí!

Posts Relacionados

4 comentários:

  1. Eu estou empolgadíssima por esse filme, quero assistir logo e achei demais a iniciativa de fazerem o filme. São pessoas que devem ser reconhecidas <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Tô doida pra ver, mas nem vai ta passado no cine da minha cidade :/
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ual, eu ainda não tinha lido a respeito desse filme. Ele de fato tem uma história e uma mensagem por trás, o que me interessou muito. Adorei a resenha ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista!! Ele mostra muita coisa que muita gente não fazia ideia que acontecia ;) Obrigado pela visita, beijão ♥

      Excluir